quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Férias em Porto de Galinhas

por João Pedro Dutra Maciel


O cenário é paradisíaco. Praia, sol, coqueiros, jangadas, piscinas naturais, e muito descanso e diversão. Porto de Galinhas é destino certo para quem gosta de viajar nas férias de verão e sempre sonhou em conhecer o litoral do Nordeste brasileiro. Ainda mais se você vive nos agitados centros urbanos e busca refúgio do estresse. Lá, quem reina é a natureza encantadora do balneário mais badalado do país, que todos os anos atrai milhares de turistas nacionais e internacionais.

Localizada na pequena cidade de Ipojuca, a cerca de 55km da capital pernambucana, Porto de Galinhas é conhecida pelos passeios de jangada que levam os visitantes para mergulhar nos arrecifes em alto mar e nadar no meio de muitos peixes coloridos. Moradores da região há muito tempo, os jangadeiros conhecem como ninguém os atalhos do mar e sabem exatamente os horários em que a maré está baixa. O ideal é fazer o passeio entre 11 e 15 horas, para não correr o risco de enfrentar arrebentação e poder aproveitar com calma as piscinas naturais.

No fim da tarde, depois de assistir ao pôr-do-sol que se despede de mais um dia de verão por entre os muitos coqueiros que margeiam Porto de Galinhas, uma boa opção é explorar o comércio local. Composto basicamente por trabalhos artesanais dos habitantes locais, desde namoradeiras até ímãs de geladeira em formatos de galinhas, os produtos apresentam uma diversificada gama de espécies e servem como uma lembrança da viagem inesquecível.


Para terminar o dia em grande (e ao seu próprio) estilo, existem muitas possibilidades de entretenimento à noite. Se a sua preferência for por algo mais animado e dinâmico, há diversos bares e boates que tocam músicas de todos os estilos ao vivo. Mas, se o programa envolver toda a família, Porto de Galinhas também oferece uma eclética gastronomia, com culinárias para diversos gostos. Desde restaurantes italianos, japoneses e portugueses, até, claro, os tipicamente brasileiros.

Dicas para conhecer Porto de Galinhas:

- Atividades esportivas: A região possibilita a prática de kitesurf, mergulho, caiaque, ciclismo de aventura, surf, entre outros. Se você gosta de aventura, não deve perder a oportunidade. O mais procurado pelos visitantes é o ecoturismo, que une contato com a natureza com passeios em trilhas, cavalgadas e percursos mais radicais feitos em buggys. É importante frisar que, por lei, só é permitida a utilização de carros credenciados. Nem pense em alugar um clandestino, se quiser evitar dor de cabeça durante a viagem.

- Balneário: Nem só de Porto de Galinhas vive a cidade de Ipojuca. Apesar de abrigar uma das praias mais famosas do Brasil, a cidade do litoral pernambucano também possui outros paraísos naturais para exploração dos turistas. Prova disso é que Ipojuca possui o litoral mais extenso do estado e muitas outras belíssimas praias, menos badaladas, como Pontal do Maracaípe, Muro Alto, Camboa e Toquinho. Você certamente não se arrependerá de incluí-las no seu passeio. O bom é que você ganha ainda mais em privacidade e sossego.

- Hospedagem: Para obter um melhor custo-benefício em sua viagem, ou seja, para aproveitar mais e gastar menos, o ideal é fazer as reservas com antecedência, de preferência antes da alta estação chegar. Porto de Galinhas oferece uma ótima infra-estrutura hoteleira, com casas de veraneio, hotéis e pousadas, que sempre oferecem promoções turistas que se planejam e mostram interesse em conhecer o local antes da época de movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário