quinta-feira, 12 de novembro de 2009

BOX – Como vive esse povo exótico

Segundo as declarações de Pero Vaz de Caminha, os nativos da Terra de Vera Cruz vivem em construções circulares de madeira com uma palha verde no teto. Essas moradias são muito grandes, tendo o tamanho próximo das naus portuguesas e em geral abrigam 40 pessoas. Não há divisão de cômodos e cada morador dorme em sua rede que é fixada nas pilastras de sustentação por amarras.
Caminha também relatou que esses homens já tem domínio do fogo – que usam para se aquecer durante a noite – mas não sabem fundir metais como os povos astecas, incas e maias. Os utensílios para corte dos nativos da Terra de Vera Cruz são de pedra amarrada em cabos de madeira.
Outra observação feita pelos lusitanos é que o povo da terra não planta ou praticam qualquer criação animal. Gado, cabras ou galinhas eles desconhecem completamente e a alimentação principal é de inhame e grãos dos mais diversos encontrados na região.
Nos seus corpos, os nativos usam adornos de penas, pinta-se e tem nos abios um furo no qual mantém um adorno colocado de forma a não atrapalhar a fala. A nudez constante não lhes causa desconforto ou vergonha, e ao que se constatou, as vestimentas lhes são completamente estranhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário