quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Expedição descobre Terra de Vera Cruz

Por Marlisa Amorim

A esquadra de 12 navios, comandada por Pedro Álvares Cabral, deparou-se na quarta-feira (22/04), com terras desconhecidas a 670 léguas a oeste da Ilha de Cabo Verde. A Terra de Vera Cruz, como foi chamada, é habitada por homens e mulheres desprovidos de roupa e fé. Possuidores de uma língua ignorada, são amistosos, festeiros e inocentes.

Segundo descrição de Pero Vaz Caminha, escrivão da expedição, os habitantes da nova terra são pardos, um tanto avermelhados, com bons rostos e narizes, alguns possuem o lábio inferior furado por um osso, cabelos corredios, corpos pintados e trazem arco e flechas junto ao corpo.

Durante o período que ficaram na nova terra, as embarcações portuguesas receberam a visita de alguns nativos. Do mesmo modo que degredados portugueses passaram um tempo entre os habitantes da terra, conhecendo seus usos e costumes. Nessa interação, os nativos trocaram arcos e flechas por sombreiros e carapuças de linho ou por qualquer coisa que alguém desejasse lhes dar.

Nesta nova terra não foi encontrado, a princípio, ouro ou prata, mas há indícios, segundo indicações dos nativos, da presença desses metais na região. A expedição portuguesa mapeou as condições do local e as possibilidades da terra para uma possível exploração.

No domingo (26/04) foi realizada a missa de Páscoa, assistida por todos os integrantes da frota portuguesa e pelos habitantes do local. Uma grande cruz de madeira foi colocada nesta sexta-feira (01/05) após nova missa. Na manhã de hoje (02/05), a expedição regressou a Portugal, deixando para trás dois degredados com a missão de entender a língua e costumes daquele povo.

Características dos habitantes da região:
• Língua: Desconhecida
•Cor da pele: Avermelhada
•Características: Usam arco e flecha e pintam o corpo
•Moradia: Coletivas - casas compridas e largas
•Alimentação: Sementes e frutos
•Religião: Não possuem
•Roupa: Não usam

Nenhum comentário:

Postar um comentário