quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A exuberância de Jeri

Por Marlisa Amorim

(Por do Sol - Jericoacoara, CE)


Jericoacoara é uma praia paradisíaca, isolada e de difícil acesso. Localizada a aproximadamente 300 km de Fortaleza, no Ceará, Jeri, como é mais conhecida, pertence ao município de Jijoca de Jericoacoara. Para chegar até a praia é necessário utilizar um buggy ou carro de tração, já que o caminho é formado por grandes dunas de areia.
Jeri é um lugar fora do comum. As ruas são de areia e as praias estendem-se por quilômetros sem interferências visuais. Tudo tem um toque natural e descontraído.
Nessa antiga vila de pescadores a eletricidade é precária, a fiação é subterrânea, o que gera constantes quedas de energia. Mas isso não quer dizer que não há conforto e luxo. Jeri tem quase tudo, desde massagens a jantares deliciosos, de bares tranqüilos a casas com música ao vivo.
Nada de trânsito, horários ou complicações, o intenso contato com a natureza, faz esquecer o resto mundo. Tudo é muito simples e amplo, dando uma sensação indescritível de liberdade.


(Pedra Furada - Jericoacoara, CE)


A praia ficou famosa por ser considerada pelo jornal Washington Post uma das 10 mais belas do mundo. O símbolo do lugar é a famosa Pedra Furada, uma exuberante formação rochosa junto ao mar.
Devido aos ventos fortes, Jeri também é muito conhecida pela prática do wind surf, atraindo turistas de diversas partes do planeta.
Com constante vida turística, a praia possui diversos guias que se oferecem em cada esquina, são diversos tipos de passeios, por trilhas, a cavalo ou nos buggys. Há também uma central para atendimento ao turista, com mapas e fotos dos lugares mais visitados.
Lugar bonito para conhecer é o que não falta. Cercada por gigantescas dunas móveis, coqueirais, lagoas de águas cristalinas, manguezais, cavernas, praias de enseada e de oceano, é uma mistura do sertão e da costa litorânea do nordeste.
Protegida por leis ambientais, Jericoacoara foi nomeada em 2002, como Parque Nacional. Devido às restrições ambientais, o lugar tem crescido de forma positiva e ordenada. Em Jeri, há várias pequenas pousadas aconchegantes que oferecem charme e sofisticação sem extravagâncias.
Quem conhece Jericoacoara não esquece jamais.

Quando ir
O melhor período do ano para conhecer Jeri é entre o mês de julho e novembro, pois as lagoas estão cheias e sua beleza torna-se mais exuberante. Nesse época os preços também estão mais baixos.

Como chegar
Para quem chega de avião em Fortaleza, é melhor já ter contratado o translado, pois o caminho é longo e cansativo. Jeri tem como principais vias de acesso a BR-222, CE-354, CE-178 e CE- 085.
A única linha de ônibus saindo de Fortaleza é da empresa Redenção.
Há também a possibilidade de chegar de helicóptero. Neste caso é preciso contratar táxi aéreo.

Onde ficar
Uma boa dica de pousada, já que em Jeri há uma infinidade de opções, é a Pousada Azul na famosa Duna Por do Sol. Aconchegante e barata, é uma ótima opção de estadia. Telefones: (88) 3669 2182, (88) 9606-1311e (85) 9973-7388. E-mail: azulpousada@hotmail.com

Vida noturna
Começa depois da meia noite e os melhores dias são de 5ª a domingo. O ponto de encontro é o Planeta Jeri. De lá siga para o Mama África, um bar ao ar livre onde o reggae domina as caixas de som. Se gostar de forró vá ao For All onde além de forró tem também boas músicas regionais.

Restaurantes
Um dos melhores restaurantes para se deliciar com uma bela peixada cearense é o Restaurante da Izabel. Para os mais sofisticados, a melhor opção é o Restaurante Carcará e para comer na praia, vá ao Bar do Alexandre, restaurante que funciona como a "barraca de praia" de Jeri onde as mesas ficam sob a sombra de árvores, e um poço artesiano em frente proporciona banhos de água doce. Lá tem petiscos, peixes e frutos do mar. O Chez Loran é o lugar mais bem-equipado à beira da lagoa para passar uma tarde. Serve bons petiscos e pratos elaborados.


(Jericoacoara, CE)


Passeios
Uma opção ecológica é o passeio de cavalo até o mangue seco para conhecer com calma as belezas da paisagem. No caminho a Tatajuba não deixe de conhecer o reduto dos cavalos marinhos. Para atravessar o braço do rio Guriú, existem pequenos barcos que levam os buggys em poucos minutos. Entre os pontos mais procurados tem Tatajuba, Mangue Seco e Rio Guriú, Lagoa do Paraíso e Lagoa de Jijoca, além das diversas paisagens como, restinga, dunas, tabuleiro, manguezal, gramados, praias e serrote.

Não deixe de conhecer
A Pedra Furada, o mais famoso cartão-postal de Jeri, fica a trinta minutos de caminhada a partir da praia de Jericoacoara (seguindo à direita). Em julho, o sol se põe do outro lado do "furo" da Pedra Furada, proporcionando um grande espetáculo. O caminho pela praia deve ser feito apenas na maré baixa - na cheia é preciso escalar as dunas.

Um comentário:

  1. Para pesquisar preços em pousadas e hotéis podem visitar http://www.portaljericoacoara.com.br tem a maiorias das pousadas. Abraço Pablo

    ResponderExcluir