quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A cidade do ar puro

Quem já foi à Natal sabe: há algo inexplicável em sua atmosfera. Além das praias dunas, recifes e falésias, na Cidade do Sol é onde se respira o ar mais puro das Américas, fruto do segundo maior parque florestal urbano do país. Com praias exuberantes ao longo da costa - a mais movimentada é a Praia de Ponta Negra - , a cidade oferece lazer para todos os tipos de visitantes. Limpeza urbana, arquitetura colonial e canteiros ajardinados fazem da cidade uma das mais belas do Brasil. No verão, Natal simplesmente ferve com turistas do mundo todo.

Quatro praias compõe a orla marítima central: Areia Preta, Praia dos Artistas, do Meio e do Forte, que podem ser apreciadas do alto da Ladeira do Sol. Na praia do Forte está a Fortaleza dos Reis Magos, principal monumento histórico-cultural da cidade que parece preservar com suas formas a mansidão do mar, tornando a enseada ideal para o banho. A mais concorrida, badalada e turística praia potiguar é Ponta Negra, e também o principal point da noite da cidade. Em Ponta Negra está o famoso Morro do Careca. A praia da Redinha completa o circuito litorâneo de Natal, onde não se pode deixar de degustar uma tapioca com ginga no tradicional Mercado da Redinha.

Mas não é só de praias que vive Natal. O Parque das Dunas, o segundo maior parque urbano do país, é um programa que vem sendo progressivamente adotado pelos turistas. Nele há duas trilhas, pista para caminhadas e várias alternativas de lazer para crianças e adultos. A carne de sol, a paçoca de pilão, o queijo de manteiga, e os pratos feitos a base de frutos do mar são alguns deliciosos pratos da culinária potiguar que traduz a criatividade do seu povo. Natal é , sem dúvida, uma cidade mágica, que alia o calor humano à rica oferta dos atrativos para encantar uma legião de admiradores.

Quando ir?

É consenso que o verão é a melhor época para se conhecer a cidade. Mas, como em Natal é sol e calor o ano inteiro, as praias são sempre boas opções para qualquer estação. Evite apenas o período de chuvas, que vai de abril a junho.

Onde Ficar?

Para quem economizar sem perder as belezas da cidade, hospedar-se no Albergue da Costa é a melhor opção. Além de quartos confortáveis, piscina e redes preguiçosas, o albergue oferece ainda passeios exclusivos de Buggie para o litoral sul e norte de Natal. Bem localizado (na praia de Ponta Negra), o albergue é um dos mais disputados da região, por isso é bom reservar com antecedência. Site: http://www.alberguedacosta.com.br/.

Onde comer?

É em Ponta Negra onde se concentra grande parte dos restaurantes de Natal. Embora os pratos à base de frutos do mar – destaque para moquecas e paellas servidas no Moqueca Capixaba e Samô - encham os olhos de qualquer turista, vale a pena experimentar as delícias típicas da culinária local. No cardápio de estabelecimentos como Camarões Potiguar, Paçoca de Pilão e Tábua de Carne, as estrelas são a carne-de-sol, a macaxeira frita ou cozida, o feijão verde,e o arroz de leite.

Não deixe de conferir

É impossível visitar Natal sem o famoso passeio sobre as dunas. Os "bugueiros" - motoristas profissionais para realizar os passeios - perguntam sempre se os visitantes querem fazer o tour com ou sem emoção. Os que escolherem a primeira opção devem se preparar para vários mergulhos de quase 90 graus em gigantescas dunas, garantindo diversão e adrenalina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário